Blog

Controle Interno

20 de outubro de 2016 -
Controle Interno

Muitos intendem controle interno como auditoria interna, mas não é, auditoria interna é um trabalho de revisão e verificação dos controles internos, já o controle interno se refere a procedimentos de organização, registrados de forma simples e flexível, utilizados constantemente na entidade.

Em países capitalistas focados em investimento para o desenvolvimento, a cultura de controle interno é mais enfatizada, com objetivos de proteção do patrimônio, eficiência operacional, adesão ao plano estratégico e confiança no resultado econômico das empresas.

A partir do momento que empresa começa a crescer, torna-se impossível que seu proprietário controle pessoalmente todos os processos. Para que haja controle eficaz das operações e ao mesmo tempo liberdade de atuação dos empregados, sem prejuízos a entidade, são necessários relatórios, indicadores e outras ferramentas que demonstrem a gestão dos processos e o atendimento ao planejamento estratégico.

Controles internos eficientes também minimizam os riscos de ocorrência de fraude e erro.

Somente o permanente empenho dos administradores podem sustentar padrões éticos sadios. A partir do momento em que os executivos começam a exercer pressão e influencia no sistema de controle interno, conseguem adesão dos seus liderados.

A nossa consultoria simplifica a gestão de controles internos das empresas por meio de praticas inovadoras. Não perca tempo, entre em contato conosco!

Administradora e Contadora, graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/MG, com pós graduação em Negócios Internacionais também pela PUC/MG. Foi consultora na Accenture, CEMIG, PNUD, SUDAM, Grupo Fiat. Atualmente diretora, consultora e auditora nos processos de controladoria, finanças, logística, operação, comercial, recursos humanos e tecnologia da informação, em empresas dos mais diversos ramos em todo o Brasil.

Assine a Newsletter

Redes Sociais