Blog

Estratégia e Ativos Intangíveis

20 de outubro de 2016 -
Estratégia e Ativos Intangíveis

Organizações criam valor diferenciado e sustentável por meio do investimento em seus ativos intangíveis, como: capital humano, tecnologia da informação, processos de alta qualidade, relacionamento com o cliente, gestão de marcas, inovação e gerenciamento da mudança.

A muito tempo podemos observar nos países mais desenvolvidos, a tendência de mudança da economia focada em produtos e ativos tangíveis, pela economia focada em serviços/conhecimento e ativos intangíveis. Especialistas apontam que nas bolsas de valores, do valor médio das empresas, 25% corresponde ao Patrimônio Liquido e 75% aos ativos intangíveis.

Os países que investem pesado em capital humano, sistemas de informação e processos internos eficazes, apresentam maior produtividade e taxas de crescimento.

Tanto no nível micro quanto no macroeconômico, os ativos intangíveis geram valor a longo prazo.

A estratégia de uma empresa deve definir como ela irá criar valor para sócios/acionista, clientes e para a sociedade como um todo e por isto, deve tratar da evolução dos ativos intangíveis. Eu e meus colegas de trabalho, realizamos consultoria em mais de 200 organizações nos últimos 16 anos, e observamos como é importante implementar Planejamentos Estratégicos alinhados com o valor sustentável que a entidade pretende criar no futuro.

Doe conhecimento, compartilhe este conteúdo com seus amigos!

Administradora e Contadora, graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/MG, com pós graduação em Negócios Internacionais também pela PUC/MG. Foi consultora na Accenture, CEMIG, PNUD, SUDAM, Grupo Fiat. Atualmente diretora, consultora e auditora nos processos de controladoria, finanças, logística, operação, comercial, recursos humanos e tecnologia da informação, em empresas dos mais diversos ramos em todo o Brasil.

Assine a Newsletter

Redes Sociais