Blog

Capital de Risco

20 de outubro de 2016 -
Capital de Risco

Uma empresa pode contar com várias origens de recursos, próprios e de terceiros, como o aporte de capital dos investidores, recursos do mercado financeiro, reinvestimento do lucro obtido, etc..

O recurso menos oneroso é o lucro obtido no negócio, porém o lucro obtido pela empresa não pertence somente a ela, mas também a seus proprietários (sócios ou acionistas), pois são eles que correm o risco do negócio. Por isso, o investimento feito pelos proprietários também é chamado de Capital de Risco.

Parte do lucro obtido deve ser reinvestido na própria organização (e consequentemente no ambiente social), já a parte do lucro distribuída é a remuneração ao capital investido na empresa pelos proprietários. Nas Sociedades Anônimas, normalmente, o percentual do lucro a ser distribuído aos acionistas em forma de dividendos está estipulado no estatuto da empresa. Os especialistas na área recomendam que cerca de 30% dos lucros obtidos sejam reservados para investimentos futuros.

Assim, uma parte dos lucros deve permanecer na empresa como “reserva para investimento” e outra parte como “reserva para contingências” (reserva para situações não previstas). Para manter a saúde financeira da empresa é preciso evitar: utilizar capital de giro para investimentos e retiradas dos sócios (pró-labore + remuneração do capital investido) acima do lucro apurado e destinado para tal.

Para que esses valores possam ser conhecidos, é necessário que a empresa efetivamente gere e apure seu lucro e que possua caixa suficiente para as fazer as reservas e distribuir lucros/dividendos. Se precisar de ajuda, conte com a nossa consultoria.

Nosso desejo é trabalhamos lado a lado com você! Vamos trabalhar juntos?

Administradora e Contadora, graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/MG, com pós graduação em Negócios Internacionais também pela PUC/MG. Foi consultora na Accenture, CEMIG, PNUD, SUDAM, Grupo Fiat. Atualmente diretora, consultora e auditora nos processos de controladoria, finanças, logística, operação, comercial, recursos humanos e tecnologia da informação, em empresas dos mais diversos ramos em todo o Brasil.

Assine a Newsletter

Redes Sociais