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Marketing na Recessão

20 de outubro de 2016 -
Marketing na Recessão

O objetivo do marketing é satisfazer as necessidades dos clientes. Se a área de marketing compreender o comportamento dos consumidores, desenvolver produtos adequados, definir seu preço ideal, distribuir e promover com eficácia, estes bens serão vendidos com relativa facilidade.

Mas e em tempos de crise econômica? As empresas precisam entender as mudanças em padrões de consumo e ajustar sua estratégia à nova realidade.

Quando vem a recessão econômica, os consumidores adequam aquilo que desejam ao podem pagar. O plano de marketing deve ser repensado e a comunicação deve ser redirecionada aos clientes. Para a área de marketing, a crise pode ser encarada como oportunidade de aprender mais com os consumidores, principalmente com os clientes fiéis que geram maior rentabilidade para a marca.

A opção de investir em lançamento de produtos econômicos e inovadores, pode levar a uma vantagem competitiva do concorrente que procura cortar investimentos em marketing. Lembrando que na recessão podem ser encontradas boas oportunidades de aquisição, e no pós crise, novos consumidores poderão ter sido conquistados.

É necessário revisar o portfólio de produtos e/ou serviços, segmentando para públicos específicos. A empresa pode diferenciar sua linha de produtos em níveis como: luxo, personalização e preço. Em tempos de crise, a linha de produtos mais baratos pode compensar a redução nas vendas.

Mas, ficar muito tempo nas reduções e descontos de preços, pode prejudicar a marca da empresa no longo prazo. É importante comunicar a proposta de valor mais convincente, ou seja, o valor da marca em comparação com a concorrência.

Usar a criatividade para equilibrar o orçamento também é fundamental, como por exemplo, revisar os meios de comunicação e propaganda ou incentivar os canais de venda mais eficazes.

Aguardamos o seu contato!

Administradora e Contadora, graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/MG, com pós graduação em Negócios Internacionais também pela PUC/MG. Foi consultora na Accenture, CEMIG, PNUD, SUDAM, Grupo Fiat. Atualmente diretora, consultora e auditora nos processos de controladoria, finanças, logística, operação, comercial, recursos humanos e tecnologia da informação, em empresas dos mais diversos ramos em todo o Brasil.

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